terça-feira, 23 de agosto de 2011

O trabalho das Relações Públicas no aprimoramento de inteligências

É comum ver, em vários sites, testes que decodificam o quanto o indivíduo é inteligente, através de diversos exercícios. Porém, uma pergunta que se faz é: será que somente assim se mede a inteligência de uma pessoa ou existem mais fatores que a definem?

Ao longo dos tempos, muitas teorias foram surgindo para tentar desmistificar a ideia de que haveria apenas uma forma de se medir a inteligência de uma pessoa, ou que só haveria uma única competência intelectual no ser humano, medida por testes de Quociente Intelectual (QI), como mostra a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo cognitivo e educacional norte-americano Howard Gardner Brasilina Passarelli no artigo Teoria das Múltiplas Inteligências aliada à Multimídia na Educação: Novos Rumos Para o Conhecimento (2008, p. 06-07):


"O autor [Gardner] busca superar a noção comum de inteligência como uma capacidade geral ou potencial que cada ser humano possui em maior ou menor grau, além de questionar a assunção que a inteligência, independente de sua definição, pode ser medida através de instrumentos verbais padronizados tais como respostas-curtas e testes com lápis e papel. Seu ponto de vista considera que a cognição humana, para ser estudada em sua totalidade, precisa abarcar competências que normalmente são desconsideradas e que os instrumentos para medição dessas competências não podem ser reduzidos a métodos verbais que baseiam-se fortemente em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas."

Originalmente, são sete tipos de inteligências descritas por Gardner ao longo de seus estudos. Neste mesmo artigo citado anteriormente, a autora resume um pouco de cada uma destas competências:

Linguística / Verbal: produção da linguagem, o contar-estórias, raciocínio abstrato, pensamento simbólico, padronização de conceitos, leitura e escrita. Pode ser encontrada nos poetas, teatrólogos, escritores, novelistas, oradores e comediantes.
Lógico-Matemática: referente ao raciocínio científico ou indutivo - processos de pensamento dedutivo também estejam envolvidos. Presente nos cientistas, programadores de computadores, contadores, advogados, banqueiros e matemáticos.
Visual / Espacial: habilidade de criar imagens mentais. Presente em atividades como as artes visuais, navegação, criação de mapas e arquitetura, além de jogos como xadrez.Presente nos arquitetos, artistas gráficos, cartógrafos, desenhistas de produtos industriais e artistas pintores e escultores.
Musical / Rítmica: reconhecimento de padrões tonais, sensibilidade para ritmos e batidas e manuseio avançado de instrumentos musicais. Pode ser encontrada nos compositores musicais dos mais diversos estilos, nos músicos profissionais, bandas de rock e professores de música.
Corporal: relaciona-se com o movimento físico e com a sabedoria do corpo. A habilidade de usar o corpo para expressar emoções (dança e linguagem corporal), jogar um jogo (esporte) e criar um novo produto (invenções). Esta inteligência pode ser vista nos atores, atletas, mímicos, dançarinos profissionais e inventores.
Inteligências Pessoais: são de dois tipos:
  - Interpessoal: relacionamento interpessoal e na comunicação. Esta forma de inteligência é desenvolvida nos aconselhadores, professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos.
  - Intrapessoal: relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão e à sensibilidade frente as realidades espirituais. Pode ser encontrada nos filósofos, psiquiatras, aconselhadores espirituais e pesquisadores de padrões de cognição.

Pensando nestas competências e lembrando que "cada inteligência é relativamente independente das outras"* (GARDNER, 1994, p. xi), os comunicólogos precisam aperfeiçoar quais inteligências em si mesmo para poder identificá-las nos seus comandados/colegas de departamento? Como se vê, além das inteligências individuais que cada profissional já possui em seus códigos genéticos ou aprimorou com o tempo, a descrição da inteligência interpessoal possui muitos pontos convergentes com a Comunicação, principalmente com a área das Relações Públicas, que necessita cultivar um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e com os públicos com os quais a empresa/instituição interagem.

A seguir, para encerrar o post, um vídeo com maiores explicações acerca das inteligências múltiplas.



* GARDNER, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Traduzido por Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário