terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sorvete em 31 segundos ou de graça? - Planejamento e otimização do tempo

Este post começa de forma diferente, mostrando o que uma simples câmera escondida pode ser relacionada com conceitos de administração e de planejamento nas mais diversas organizações.

A pegadinha está no video a seguir, que mostra a primeira parte do programa Festival SBT 30 anos que é dedicada ao apresentador Celso Portiolli (brincadeira começa no tempo de 2min55s), exibido no dia 09 de julho de 2011. Nesta situação, numa sorveteria previamente escolhida, uma atriz promete à vítima que o sorvete ficaria pronto em 31 segundos e, se isso não acontecesse, este seria servido de graça. Propositalmente, quando o ponteiro do relógio se aproxima do número 06, há um dispositivo que o faz voltar um pouco até que o sorvete fosse servido ao cliente.



Na vida cotidiana, não se tem um relógio com estas características, e nem o tempo biológico pode retroceder desta maneira para que os projetos, em dia, atrasados ou ainda mais complexos do que se imaginara, possam ser entregues "sozinhos". Quando acontece este erro de cálculo no planejamento de qualquer ação, aceitar o erro e corrigi-lo é a melhor saída. Porém, esta situação poderia ser evitada, e o sorvete, pronto nos 31 segundos prometidos, se viesse à lembrança de algum funcionário os conceitos de otimização do tempo

Karlof (1995, p.), citado por Carlos Alberto Nogueira de Lima, Ítalo Romano Eduardo e Maria Salete Oliveira (2000, p. 20) no artigo O uso do tempo como fator para a otimização da gestão pública, define otimização como:

“Fazer com que algo funcione da melhor maneira possível, pelo balanceamento dos vários fatores envolvidos. Uma técnica para calcular a melhor distribuição de recursos para um determinado objetivo, levando-se em conta determinadas limitações.”

E quais seriam estes fatores envolvidos? Dentre tantos que poderiam ser citados, alguns são importantes, como a proatividade dos colaboradores, as condições físicas e materiais para que os trabalhos sejam realizados com eficiência e eficácia. Como diz uma frase clichê, mas verdadeira no mundo dos negócios, "Time is money" (tempo é dinheiro), ou como diriam os autores deste no mesmo artigo citado anteriormente (2000, p. 24):

"(...) o uso do tempo deve levar sempre em conta que cada momento não utilizado ou utilizado de maneira inadequada, jamais poderá ser recuperado."

No caso da pegadinha, o tempo foi recuperado somente graças ao movimento do ponteiro do relógio, propositalmente inserido por um integrante do programa. Porém, como já foi dito, na vida cotidiana real, não se consegue fazer isso com o tempo de realização de um trabalho, por exemplo. Por isso, é fundamental ter consciência da importância da otimização do tempo, seja em quaisquer setores em que o profisisonal de Comunicação irá trabalhar, porque é melhor demorar 32 segundos para montar um sorvete do que ter que vendê-lo gratuitamente.

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