segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

E o meu amigo secreto é...

Por Maíra Masiero

Neste período final do ano, provavelmente todo mundo já participou, pelo menos uma vez na vida, de um amigo secreto (ou amigo oculto, dependendo da região), em que grupos de amigos se reúnem, sorteiam - cada um - um nome entre eles e, sem contar quem tiraram, compram uma lembrança, marcam uma data para a revelação de "quem tirou quem", para festejar o encerramento de mais um ano e para se divertir com as pessoas com quem se convive durante muito tempo.



Tirando (ou não) a parte engraçada (e constrangedora, às vezes, como mostrou a esquete anterior) de participar de um amigo secreto, pode-se ver esta ação por duas vias não excludentes: a primeira está no objetivo de integrar as pessoas, fazendo com que elas conheçam (ou se aproximem mais) de seus colegas de trabalho, equipe, escola, entre outros, acarretando com a melhoria do relacionamento entre as pessoas, sendo, assim, uma ação de Relações Públicas.

Porém, como todo ato profissional, é importante discernir o que se deve e o que não se deve fazer nesta comemoração. De acordo com Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas e Licia Egger, consultora de imagem e etiqueta corporativa, numa entrevista ao Portal Exame, 8 pontos são importantes para se considerar neste evento, para manter intacta a imagem do colaborador diante de seus pares, inferiores e superiores:

"1 - Os presentes não podem ser muito pessoais, a ponto do colega de trabalho ganhar roupas íntimas e ter que mostrar para todos os participantes. (...)
2 - Planeje a compra de forma que o seu amigo secreto possa mostrar, até mesmo, para o chefe, o que você comprou.
3 - Não fazer repasse de presentes.

4 - O presente pode ser simples, mas necessariamente deve mostrar o quanto o profissional se dedicou para escolher. Os clássicos “vale presentes” podem ser soluções práticas nessas horas, mas mostra que você não procurou saber o que a pessoa gostaria mesmo de ganhar.
(...)
5 - Seu amigo secreto é o chefe? Não caia na tentação de impressionar comprando um presente com um valor além do limite do preço estabelecido. Tente agradar sendo criativo.
6 - Cuidado com as palavras durante a troca de presentes. Começar a descrição do amigo secreto fazendo observações negativas ou que você considera engraçadas pode deixar as pessoas constrangidas. (...)
7 - Se você tem ódio profundo da pessoa que você saiu no sorteio, trocar com um colega mais próximo pode ser uma boa solução. Mas, talvez seja uma boa oportunidade para mudar de opinião sobre aquele colega.
8 - Evite verbalizar o que você achou da festa ou dos presentes que você não gostou. É um evento corporativo e reclamações ou piadas sem fundamento não são bem vistas. (...)"


A outra via que o amigo secreto pode se colocar numa empresa é utilizar essa já tradicional ocasião para promover marcas e iniciativas. Neste ano de 2012, a empresa Continental, para promover os produtos da marca, criou uma espécie de amigo secreto no Facebook: a ação "Renove o seu Amigo Secreto neste Natal", um aplicativo que sorteia uma pessoa da lista de amigos para que o usuário a desenhe e divulgue o resultado na sua linha do tempo. O autor do melhor desenho ganha um refrigerador, um fogão cinco bocas, um micro-ondas, uma adega para oito garrafas e uma lavadora.

Um exemplo de quem se utilizou desta prática para abrir um novo negócio e ser bem sucedido são os idealizadores do site Amigo Secreto, criado em 2002. De acordo com uma matéria postada pela própria equipe da página, durante um amigo secreto de uma das empresas dos criadores do site, a mesma pessoa tirou a si mesma por várias vezes seguidas e, como a equipe trabalha com tecnologia da informação, um sorteio digital foi criado, com cadastro, interface e avisos por e-mail para a pessoa saber quem tirou na brincadeira. Assim, descobriu-se que isso poderia resolver o problema de outras pessoas e, em 2002, nasceu a primeira versão do site Amigo Secreto.

Ainda de acordo com informações disponibilizadas na página, só em 2011, foram trocadas mais de 7,6 milhões de mensagens (diretas, anônimas e no mural de recados) e mais de 1,2 milhão de usuários participaram de aproximadamente 126 mil confraternizações, um crescimento de 43% em relação a 2010.

Pode-se ver, nestes exemplos, que um amigo secreto pode ir além do suspense durante este período e da troca de presentes no final, e se tornar uma ferramenta importante para a integração entre as pessoas e para atrair - e fidelizar - mais clientes às marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário