segunda-feira, 10 de junho de 2013

Comunicação e ritos de pronunciamento - Caso Neymar no Barcelona

Por Maíra Masiero

Em tempos remotos, quando fosse feita uma declaração importante e seria necessário um meio de comunicação totalmente acessível, o que um assessor, um comunicólogo planejaria - por exemplo, numa declaração presidencial ou ministerial? Provavelmente, o rádio e, em maior escala, a televisão seriam as opções mais viáveis para se fazer isso, como ocorreu em muitas oportunidades ao longo dos anos. Um exemplo foi no Dia do Trabalho deste ano de 2013, com as palavras da presidenta Dilma Rousseff.



Poderiam ser citados outras importantes declarações feitas em rede nacional, como a de 10 de novembro de 1937, em que o Presidente da República Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo, com um pronunciamento transmitido nacionalmente no programa de rádio “Hora do Brasil” (hoje, "A Voz do Brasil").

Num caso mais "ameno" e menos político, quando um jogador de futebol troca de time, televisões e jornalistas esportivos disputam entre si para conseguir uma informação exclusiva das negociações e, na maioria das vezes, divulgam o desfecho do caso. Já os times e o jogador envolvido confirmavam (ou desmentiam) a informação por nota oficial ou pela própria televisão. Contudo, a contemporaneidade trouxe novos recursos para disseminar informações importantes.

Recentemente, no dia 25 de maio, para anunciar sua despedida do time do Santos, o atacante Neymar utilizou-se do Instagram em detrimento a uma nota oficial, segundo ele, por não aguentar ficar sem falar nas especulações sobre a sua ida para o time espanhol Barcelona até a segunda-feira seguinte, dia 27. A seguir, estão trechos da postagem do jogador:

"Galera !! Tô aqui reunido com amigos e familiares e eles me ajudaram a escrever algumas coisas aqui... É que não vou aguentar até segunda-feira... Minha família e meus amigos já sabem a minha decisão. Segunda-feira assino contrato com o Barcelona. Quero agradecer aos torcedores do Santos por esses 9 anos incríveis. Meu sentimento pelo clube e pela torcida nunca mudará. É eterno !! Só um clube como o Santos FC poderia me proporcionar tudo o que vivi dentro e fora de campo. Sou grato a maravilhosa torcida do peixe que me apoiou mesmo nos momentos mais difíceis. Títulos, gols, dribles, comemorações e as canções que a torcida criou pra mim estarão pra sempre em meu coração... Fiz questão de jogar a partida amanhã em Brasília. Quero ter a oportunidade de mais uma vez entrar em campo com o "manto" e ouvir a torcida gritar meu nome... como diz o hino, "é um orgulho que nem todos podem ter..." É um momento diferente pra mim, triste (despedida) e alegre (novo desafio). Que Deus me abençoe nas minhas escolhas... E estarei sempre em Santos !! #Toiss"

Esse caso mostra que as mídias sociais podem (e devem, em alguns casos) ser utilizadas para divulgar pronunciamentos importantes, seja de transferência de jogadores ou de esclarecimento sobre algum assunto pertinente (ou sobre uma crise latejante). Porém, é sempre importante ter discernimento no uso dessas ferramentas para que a informação sempre seja dada de forma coerente, confiável e de fácil acesso a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário